As fossas sépticas são um sistema de tratamento de esgoto que normalmente recebe resíduos em alta quantidade de uma ou mais residências. As fossas são câmaras construídas para esse fim, e trabalham durante um determinado período de tempo transformando os compostos em substâncias mais simples e estáveis.
Porém, assim como todo sistema de tratamento, acabam restando resíduos após o trabalho das fossas, e elas precisam ser limpas. O procedimento para limpeza de fossas deve ser feito da maneira mais cuidadosa possível, senão restarão resíduos que atrapalharão o funcionamento das mesmas.
Como fazer a limpeza da fossa?
- O procedimento deve ser realizado em um dia que a fossa não receba nenhum tipo de resíduo.
- A tampa deve ser aberta e a fossa deve respirar por alguns minutos (não acenda nenhum tipo de fósforo ou isqueiro nessa etapa, pois os gases ali confinados podem ser inflamáveis).
- O carrinho sobre o qual se encontra a bomba diafragma para fluídos deve ser levado até a fossa. A bomba deve ser de sucção, manual ou elétrica.
- O mangote deve ser introduzido diretamente na caixa de inspeção da fossa (ou no tubo de limpeza se esse for o caso).
- Os resíduos retirados devem ser encaminhados para secagem ou para um carro-tanque especializado, que dará o destino adequado perante os procedimentos sanitários corretos.
- Se os resíduos ficarem rígidos, pode ser adicionada uma quantidade de água e algumas agitadas resolverão o problema.
- NUNCA deve ser retirado todo o resíduo da fossa, pois isso dificulta a reiniciação do processo de trabalho da fossa, por isso recomenda-se deixar aproximadamente 10% da quantidade original de resíduos.