Downloads
Se disponível ou aplicável abaixo estará disponível conteúdo impresso para download e leitura.
Se disponível ou aplicável abaixo estará disponível conteúdo impresso para download e leitura.
Fazer a manutenção e limpeza das calhas é tão importante quanto limpar qualquer outra parte da sua casa. Apesar de muitas pessoas não notarem, elas são de extrema importância para a boa higiene e estrutura de uma construção. Já falamos aqui no blog sobre a relação da limpeza de calhas com o combate à Dengue, confira agora um pouco mais sobre a importância dessa limpeza:
Uma calha limpa conduz a água que cai dos telhados para onde se desejar, protegendo a sua residência ou empresa dos danos que a água pode causar. Entre esses danos estão os riscos de uma infiltração com rachaduras e corrosões na sua estrutura, que podem danificar o seu imóvel. Dessa forma, em cidades chuvosas e úmidas como Curitiba é preciso sempre estar em alerta para realizar a limpeza, evitando que detritos impeçam o escoamento da chuva.
Segundo o arquiteto César Augusto Pasquini: “Para evitar prejuízos, é preciso agir preventivamente, realizando a limpeza das calhas pelo menos a cada três meses. No entanto, a periodicidade pode variar, conforme a localização da residência”.
Além de evitar danos, um outro motivo para investir em uma boa manutenção de calhas é o fato de que esse sistema pode ser usado de forma sustentável captando águas pluviais para a reutilização em casa. Nesse caso também é essencial manter as calhas limpas, pois além de impedir o fluxo contínuo da água, os detritos podem contaminar a água e colocar a sua saúde em risco.