Downloads
Se disponível ou aplicável abaixo estará disponível conteúdo impresso para download e leitura.
Se disponível ou aplicável abaixo estará disponível conteúdo impresso para download e leitura.
Limpeza em altura é uma limpeza técnica. Para este tipo de trabalho é preciso contratar uma empresa com profissionais capacitados, que ofereça equipamentos de proteção individual (EPIs).
Manter estas fachadas limpas e sem nenhum tipo de sujeira não é das tarefas mais fáceis A quantidade de edifícios que temos no Brasil hoje em dia é incalculável. Só na cidade de São Paulo são mais de 22 mil prédios. Com o constante aumento da poluição no ar, manter as fachadas limpas e sem nenhum tipo de sujeira não é das tarefas mais fáceis.
Para este tipo de trabalho é preciso contratar uma empresa que tenha profissionais capacitados, que ofereça equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) e cumpra todas as normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho. Além disso, os trabalhadores devem ter as certificações necessárias para não sofrerem nenhum risco de acidente de trabalho.
As técnicas utilizadas na limpeza em altura tiveram origem no mundo esportivo, mais especificamente na escalada (rapel), em que se utiliza técnicas verticais para subir montanhas com cordas e chegar a lugares onde não é possível ir caminhando. Muitas vezes os “alpinistas da limpeza” enfrentam alturas superiores aos 100 metros, ventos fortes, excesso de calor ou frio, entre outros aspectos.
A queda em altura é responsável por grande parte dos acidentes no trabalho, podendo causar ferimentos graves e em alguns casos até a morte. Por isso é fundamental contar com profissionais treinados, que tenham ampla experiência neste tipo de serviço e utilizem equipamentos de segurança adequados.